A book is as private and consensual as sex.

Essa frase é do meu escritor preferido e muso-inspirador (no campo literário) Chuck Palaniuk. Além desse nome exótico, ele tem também um talento literário incrível, e a capacidade de explorar como poucos a loucura e o insólito. Talvez (com certeza) vocês conheçam a versão cinemátográfica de um de seus incríveis livros: Clube da Luta. Apesar de admitir que esse foi um dos raríssimos casos em que o filme é tão bom quanto o livro, há muito mais em Palaniuk. Muito mais insolito, muito mais loucura, muito mais nojeira.

Palahniuk

O que mais me fascina é que apesar dos temas completamente contemporâneos, e com isso quero dizer que ele escreve sobre coisas bizarras, controversas e até irrelevantes,  ele desenha de forma muito precisa seus romances, se propondo diferentes formatos e fluxos de narrativa. Em alguns casos, inclusive, a história é definida pelo formato, e o tema surge para ele apenas como um meio de desenvolver esse exercício de narração. Ficou muito abstrato, né?

Publicarei em breve comentários sobre cada obra, mas já adianto que infelizmente é muito difícil encontrar seus livros no Brasil, até porque a maioria deles nem foi publicada em português. Dois títulos que eu sei que existem são Clube da Luta (que acho que está esgotado) e No Sufoco, que também tem uma versão cinematográfica ótma, estrelada por Sam Rockwell, Angelica Houston e Kelly Macdonald , e dirigida por Clark Gregg.

Uma resposta to “A book is as private and consensual as sex.”

  1. chefaporter Says:

    Huns…preciso saber mais sobre esse senhor…Adoro a forma como clube da luta é narrada…”eu sou o câncer de intestino de Larry”…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: