Cheesecake com calda de damasco e tangerina

Antes de tudo, descupem-me pela falta dedicação ao blog, mas essa semana está pesadíssima no trabalho, acabo sem tempo e nem energia para postar. E para melhorar tudo, quando arranjei alguns minutinhos, o wordpress me sabotou, e ao clicar publicar perdí o post inteirinho. Então essa é a tentativa número 2.

Movida pela minha atual tara por cheesecake e por uma solicitação do meu pai resolví arriscar. Embora eu tenha 2 cheesecakes de 1kg encomendados. E tenha comido cheesecakes no dia anterior. Mas deixa pra lá.

O ponto de partida foi esta receita, mas ao chegar no supermercado não consegui encontrar frutas vermelhas frescas, e no lugar escolhi um monte de deliciosas e maduras tangerininhas e um punhado de damascos secos que pareciam muito suculentos. Depois, na parte de queijos, não resisti à minha absoluta preferência pelo queijo de cabra, e resolví “temperar” o cream cheese com ele.

 IMG_8123

A receita ficou assim:

INGREDIENTES

Massa:

140g de bolacha maria ou maisena;

30g de açúcar;

5g de canela;

60g de manteiga sem sal

Recheio:

450g de cream cheese;

350g de queijo de cabra (tipo boursin ou crotin);

20g de farinha;

200g de açúcar;

2g de sal;

3 ovos;

1 gema;

100 ml de creme de leite fresco;

10 ml de essência de baunilha;

Calda:

300g de damasco seco

1 ½ xícara de sumo de tangerina

1 limão espremido

1 dose de Cointreau

PREPARO

Massa: Bata a bolacha maisena num processador. Adicione os demais ingredientes e bata bem. Disponha a massa na fôrma por igual e pressione no fundo. Leve ao forno preaquecido e asse a 170°C. Deixe esfriar.

Recheio: Leve à batedeira o cream cheese, o queijo de cabra, a farinha, o açúcar e o sal. Bata com até obter uma mistura suave. Lave a raquete, ponha outra vasilha na batedeira e bata os ovos e a gema. Despeje ali a mistura do cream cheese e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione o creme de leite e a baunilha e misture bem. Ponha o recheio na fôrma e agite-a para acomodar. Asse em banho-maria a 165°C até que o centro esteja firme (cerca de 1h15).

Calda: Pique os damascos e coloque para hidratar no sumo das tangerinas e limão espremido. Deixe descansar por pelo menos duas horas. Os damascos devem ficar macios e bem suculentos. Coloque em uma panela pequena, acrescente ¾ de xícara de água e deixe cozinhar até a calda engrossar e os damascos começarem a desmanchar (cerca de 45 min.), acrescentando mais água se necessário. Por fim, acrescente o Cointreau e flambe a calda. Coloque pra gelar. Dica: mexa a calda só de vez em quando, para permitir que os damascos dêem uma caramelisada no fundo. Só cuidado para não queimar!

Montagem: Espere esfriar, cubra com filme plástico e deixe dormir na geladeira para firmar. Desenforme e despeje a calda de damasco.

Já quando saiu do forno, o cheesecake exalava o cheirinho gostoso e característico do queijo de cabra. Eu fiquei tentada a repetir a receita com maior proporção de queijo de cabra, quiçá só com queijo de cabra, mas quando eu disse isso meu namorado já torceu o nariz.. hehehe. O maior destaque fica mesmo para calda, que por conta do cozimento longo fica com aquele toque de doce de fazenda, um fundo caramelisado reconfortante e uma textura deliciosamente cremosa e pedaçudinha.

Estou tentada a experimentar a receita de cheesecake com doce de leite. Parece intrigante. 

IMG_8126

Aceita uma fatia?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: