Cookies de chocolate

IMG_8136
Para afastar um pouco a melancolia, minha uber-receita de cookies de chocolate. A receita é de família, só que não da minha família, e gentilmente me foi doada pela mãe de um antigo amigo. Mas eu acredito firmemente que as receitas são para ser tratadas como vagabundas, e por isso eu usei e abusei desta, a virei do avesso e tentei de tudo.
Destas aventuras, saíram cookies com pecãs e avelãs, chocolate amargo com castanha do pará, meio amargo com nozes, e até uns simpáticos e coloridos feitos com M&Ms.
Em todas as suas variações essas delicias seguem sendo meu maior triunfo culinário e meu instrumento preferido para angariar afeições alheias.
Já dei essa receita pra muita gente, e quase todos declaram o insucesso da empreitada. Por isso, acrescento dois conselhos que considero o segredo do meu sucesso:
A quantidade de chocolate, que eu ponho 2, 3, 4 vezes mais do que pede a receita.
O ponto do cookie, que deve ser macio e grudentinho no meio com a casca crocante. Ele só endurece depois de frio, portanto muito cuidado… Quem não acreditar na cor e no cheiro que indicam que o cookie está no ponto acaba correndo o risco de ter bolachas duras.
IMG_8138
RECEITA DE COOKIES COM GOTAS DE CHOCOLATE

2 ¼ xícaras de farinha
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de sal
1 xícara de manteiga (ou margarina) à temperatura ambiente
¾ xícaras de açúcar
¾ xícaras de açúcar mascavo
1 colher (de chá) de baunilha
2 ovos
2 xícaras de gotas de chocolate
1 xícara de nozes picadas (opcional)

Bater os ovos com açúcar. Acrescentar a manteiga e baunilha. Aos poucos juntar os ingredientes secos peneirados. Misturar bem. Acrescentar, sem bater, as gotas de chocolate e as nozes. Colocar as colheradas em uma assadeira não untada, com um espaçamento entre elas (a massa irá espalhar-se um pouco). Assar em forno pré aquecido, em temperatura média por 11 a 12 minutos (assando por mais tempo ficam mais secos e crocantes, por menos tempo ficam mais macios). Retirar com espátula (quentes ficam moles) e deixar esfriar antes de guardar em lata fechada.

Uma resposta to “Cookies de chocolate”

  1. Camila Jordao Says:

    ahahahahahahhaahah
    AMEI!!!! E vou tentar fazer aqui!
    Olha, eu tb, inconscientemente (ou talvez por heranca da minha maezinha querida) sempre uso e abuso de td e qq receita… Mesmo com todos os ingredientes, mesmo tendo como medir tudo direitinho, nao consigo/quero fazer a maldita do jeito que tah escrito… EH MAIS FORTE QUE EU!!! rs
    Mas o melhor: que blog mais legal, Leonocs!!! Vou visitar sempre!!!
    Beijaaao
    :******

Deixe uma resposta

