Delícia Cremosa

Você conhece a burrata?
Uma das mais recentes modas gastronômicas, a burrata é uma espécie de mussarela de búfala 2.0, por assim dizer. Eu já experimentei uma em Londres, comprada na Harrods, mas foi só um pedacinho que sobrou depois que a minha mãe devorou o bicho, então nem conta. Já das marcas brasileiras, a primeira que eu experimentei foi a da Buffalina, que era horrível, igual a uma mussarela de búfala dura e com as poucas partes que deveriam ser cremosas com textura parecida com chantilli.
Mas todos eram unânimes em aconselhar que eu experimentasse a da Borghese, que era outra coisa, que era incrível, etc. Depois de longa espera, ela começou a ser vendida no Santa Luzia, para minha alegria. À primeira vista é igualzinha às outras, mas quando é partida se revela. Apenas uma fina película envolve o interior cremoso, de textura parecida com requeijão.
Já fazia muito tempo que eu estava curiosissima para experimentar, e eu preciso confessar que fiquei um pouco desapontada… a textura e a cremosidade realmente são algo fora do comum, mas o sabor sem graça me fez achar o queijo enjoativo, parecido demais com creme de leite puro. A da Harrods, pelo pouco que me lembro, era bem mais ácida e saborosa.
Me recusei a acreditar que este fenômeno de público e crítica seria na minha vida apenas uma decepção, e após muito ponderar me veio a revelação:
P1010051
Se você pensa que a revelação era adicionar tomate e molho pesto, num arremedo do também modismo gastronômico que é a salada caprese, está redondamente enganado. É claro que é assim que eu prefiro comer meus queijos frescos, já que eu amo tomate e manjericão. O que esta foto não mostra é que o queijo ficou algumas horas marinando no molho pesto, com resultados super satisfatórios. A Burrata incorporou um pouco do sal e os sabores do manjericão, do alho e do azeite, e aí sim se tornou a delicia cremosa tão elogiada por leigos e experts.
Depois disso, só servir acompanhada de pão italiano, tomates e mais folhas de manjericão.
P1010052
E se deliciar com a baderna enquanto o recheio cremoso se espalha nos pratos e travessas.
P1010057
Ou ainda brincar de montar sua própria bruscheta.
P1010055
Nem preciso dizer que essa foi a vencedora!

21 Respostas to “Delícia Cremosa”

  1. Patrícia Silva Says:

    Parabéns Leonora!!!
    Tanto a receita quanto o seu texto é simplesmente uma delícia.
    Seu blog já está na minha lista de favoritos.
    Obrigada por este presente!

  2. Estou fazendo testes com a burrata, logo mais passo para Vc alguns resultados.
    Primeiro dominaremos a burrata, depois o mundo…..

  3. Le….EU QUERO!!! rsrs

  4. Ficou bom demais a burrata. Ia comprar outro dia, mas não conseguia lembrar do maledeto do nome. Quero fazer uma sessão brusqueta, com várias ingredientes soltos em volta da burrata e cada um inventando a sua.
    blitzkrieg de texturas!!!

    • Já posso até ver: Abobrinhas e beringelas em tiras, presunto parma, manjericão, tomate, cogumelos salteados…huuuuummmmmmm….
      Não esquece de me convidar!

  5. chefaporter Says:

    Eu conheço aquele braço!

  6. Flavia Mussolin Says:

    Olá, gostei muito do seu texto sobre a burrata, mas ao contrario, adoro uma burrata com azeite e crostatas!!!!!!!!!!!!!!!!
    Vc saberia me dizer alguns fornecedores desse nobre queijo?
    Um abraço e obrigada Flavia

    • Oi Flávia!

      Como mencionado no post, a burrata que eu compro sempre é a da Borghese, que você pode encontrar na Casa Santa Luzia, que fica na Lorena quase na esquina com a Augusta.

  7. Prezada Senhora Leo,

    Somos do Laticínio Piemontese Ltda detentor da marca Borghese, os fabricantes do queijo Burrata. Ficamos muito contentes com a matéria receita feita pela senhora sobre a Burrata e gostaríamos de saber se poderíamos colocar em nossa página a receita dada, deixando claro que os créditos serão feitos aos autores no início da receita.

    Atenciosamente,

    Dea Alves Armond
    Sócia-Gerente
    Laticínio Piemontese Ltda

  8. Parabens Leonora, a sua receita merece.
    Para comemorar podemos fazer uma burrata em minha/ sua casa.
    Particularmente prefiro a levemente defumada com o pesto.

  9. Boa tarde!!

    Gostaria de saber qual o contato da distribuidora de burrata Borghese, estou com dificuldades para localizar.

    Se voçês puderem me passar essa informação seria muito grata.

    Daianny

  10. OK. A BURRATA DA BORGUESI, ATÉ PODE SER CONSIDERADA BOA, MAS, REALMENTE NÃO HOUVE UMA EVOLUÇÃO, SEM O PREPARO ADEQUADO. PROCURE A DO LATICINIOS BOM DESTINO DE MINAS GERAIS, COM DOIS TIPOS A TRADICIONAL E UMA SEGUNDA COM TOMETE SECO JÁ INCORPORADO AO CREME INTERNO. D E L I C I A!!! NORMALMENTE, ENCONTRO NO SAMS.

  11. CELIA LMEIDA Says:

    OK.QUE A BURRATA DA BORGUESI É BOA, MAS, O COMENTARIO QUE É “UM TANTO SEM GRAÇA” TAMBEM VEIO BEM ACOMPANHADO. SEM UM PREPARO ADEQUADO O PRODUTO, SIMPLESMENTE NÃO SE DIFERENCIA. VEJA E ESPERIMENTEM, A DO LATICINIOS BOM DESTINO DE MINAS GERAIS, INOVARAM COM UM SABOR DIFERENCIADO, ALEM DA TRADICIONAL, APENAS COM O CREME, PRODUZIRZM UM SUB VARIEDADE JÁ COM TOMATES SECO INCORPORADO. UMA D E L I C I A!!!NORMALMENTE ENCONTRO NO SAMS CLUB

  12. Simone Sousa Says:

    A burrata é simplismente, um queijo delicioso, aquecida por 30 segundos no microondas ou adicionada em alguma receita, a marca da Bom Destino é a minha prreferida, sem duvida.

  13. Descobri faz pouco tempo a Burrata da Vitalatte, que tem uma linha de queijos especiais de primeira .
    Comi a Burrata com figos frescos como entrada. Bem leve e saboroso.
    Com Crema de Azeite de Modena Trufado , é bão também, até dimais da conta.
    Gostei do blog, vou ficar “bregues”.
    Te convido a dar uma espiada no BLOG DO UNIVERSO – http://juniverso.blogspot.com
    Abraços do Universo

  14. Puxa! Me esqueci de dizer: A Burrata com o trufado de Modena, tinha uma cobertura de Compota de Laranjinha Kinkan. Como diz o Marcelo Katsuki do Blog Comes e Bebes da Folha: “É de se comer revirando os zoinhos”.

  15. Obrigado pela sugestão de todos, vou procurar essas novas marcas para experimentar!

  16. Vincenzo Macchi Says:

    Fiz com a Burrata Vitalatte ( que para mim nao tem igual ) e ficou uma delícia!

Deixe uma resposta

