É claro que você sabe do que eu estou falando


Este é o título do livro escrito por Miranda July, artista, cineasta e escritora. Talvez você a conheça como a moça que dirigia o taxi para velhinhos no filme Eu, você e todos nós, e nem saiba que ela também escreveu e dirigiu o filme. Talvez você simplesmente nunca tenha ouvido falar dela. Ou ainda (uma possibilidade mais remota) você já tenha lido este livro.
O que existe em comum entre seus livros, seus filmes e sua arte é uma sensibilidade ímpar para tratar das inquietações comuns de qualquer ser humano normal, de forma delicada e original. Sem filosofia barata nem pieguismo, a autora trata das loucuras, dos medos, dos pensamentos secretos e incontroláveis, elevando o estranho e banal a um lirismo impressionante.
O livro é uma compilação de contos que transcendem o mundano ao misturar os pensamentos e a realidade. Na verdade, seria mais correto dizer a realidade interna e externa das personagens, já que a autora exalta a complexidade dos pensamentos e seu valor psicológico e emocional, como o grande elemento que pode elevar o ser humano de suas vidas rotineiras e trazê-los ao nível de suas aspirações e sonhos. A isso soma-se uma bela escolha de situações que tornam cada personagem (que poderia facilmente ser risível) apaixonante em sua melancolia.
O ápice do livro (na minha opinião, é claro), é o conto em que ela descreve um dia em todas as pessoas que já conheceram a personagem se reunem para dizer que a vida tinha sido só um teste, que nada de ruim vai mais acontecer, e a personagem acaba fugindo para casa, preferindo o peso de ser uma decepção do que essa felicidade nova e inexplicável.
Se o parágrafo acima não fez sentido para você, peço desculpas e recomendo que você leia o livro o mais rápido possível, e repense suas tristezas junto com Miranda.
Ah, ela tem um site simples, mas bem legal, que lista seus livros e filmes e mostra algumas de suas obras de arte mais recente. Vá lá…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: