Fim de semana em Santos

A família da minha mãe é de Santos, e minha vó e alguns tios e primos moram lá. Sempre visitei a cidade com frequência, mas nunca saía da casa da parentada, por isso pouco conheço da gastronomia da cidade. Tenho só elogios ao chopp do gonzaga, onde eu sentava no balcãozinho apertado e me empanturrava de com o delicioso espetinho, batatas fritas gorduchíssimas, molho de cebola espetacular e coca cola.
Mas ultimamente, quando eu estou por lá só tem espaço pra um lugar: Epitácio. Pra ver minha irmã trabalhadeira que gerencia o lugar e quase nunca tira uma noite de folga, e apreciar os quitutes do lugar: bolinho de bacalhau (receita de família, hein), bruschetas e pizzas. As fotos que eu tirei foram de uma visita antiga, quando eles ainda abriam de dia e serviam alguns pratos, e foram eles os fotografados:


Filet mignon com arroz e purê de mandioquinha e o magnífico bacalhau seguindo a receita secular dos Lourenço, em outras palavras o melhor bacalhau do mundo. Pratos simples e muito bem executados, que eu vou pedir pra vocês me ajudarem a por de volta no cardápio deixando um comentário neste post pedindo pra Liana (minha irmã).
As porções e pizzas eu não fotografei porque quando chegou nessa altura eu já estava por assim dizer simpática (vide a foto desfocada do copo de caipirosca de morango). Mas a pedida do Epitácio é tomar uma cerveja de garrafa e umas caipirinhas e comer uma pizzinha (que, me arrisco a dizer, é a melhor da baixada santista) ouvindo um som de alta qualidade (sextas e sábados). E talvez dar um pulinho alí na boca da cozinha pra bater um papo com o staff que é super amigável. Nessa hora aproveitem pra reparar em algumas peças antigas que meu tio Mauro restaura por hobbie, como a máquina de café fotografada, e até, se você tiver sorte, convencer o Marcos (outro tio e também gerente do estabelecimento) a te contar sobre sua carreira futebolística nos anos 70, e do dia em que ele jogou com o Pelé.
O lugar é agradabilíssimo, e embora o serviço ainda precise de alguns ajustes, a comida é maravilhosa e a cerveja está sempre gelada. E se precisar de alguma coisa pode pedir pra chamar o gerente, e quando ele ou ela chegar diz que é meu amigo, que você já vai ser da família.

Epitácio Pizza-Bar
Rua Epitácio Pessoa,184 – em frente ao radar eletrônico. Terça a Domingo a partir das 18hs.
Reservas e DISK PIZZA: T:13 3272-5390

Uma resposta to “Fim de semana em Santos”

  1. Ahhhhhhhhhh pessoal !! É tudo verdade !! rsrsrs Bjos , Le e obrigada por tantas visitas este ano!!!

Deixe uma resposta

