Bolo de limão com Darjeeling SFTGFOP 1 Risheehat Second Flush

Entendeu??? Nada, né?

A primeira receita do chá da tarde que eu vou publicar é do maravilindo bolo de limão recheado de Creme Légère au Citron (que em bom português seria creme leve de limão). Ele acompanhou esse chá que você está vendo aí em cima lindamente, numa harmonização por aproximação entre as notas cítricas do chá e do limão. Eu não entendo nada de chá, então quem quiser mais informações sobre preparo e características deste chá, ou ainda sobre chás em geral, sua classificação e what the fuck does that name means, vai lá visitar a Hanny.

O bolo é uma maravilha, uma receita super legal daqueles bolos verdes com gelatina, que deixa o bolo super molhadinho, mas numa versão “fresca” e feito com o azeite, que dá um toque super interessante no sabor. O creme escolhemos porque é muito azedinho e tem a leveza que buscávamos pra fazer juz a uma coisa delicada como o chá. Esse creme é na verdade um recheio de torta, mas com o bolo fofinho ele transformou tudo numa deliciosa nuvem comestível de limão…

Bolo Verde de Limão

4 ovos separados
2 xícaras de açucar (320g)
1 copo de iogurte natural (190g)
1 pacote de gelatina de limão (45g)
1 xícara de azeite (200ml)
3 xícaras de farinha (360g)
1 colher de sopa de fermento

Misture as gemas, o açucar, o iogurte, a gelatina e o azeite de oliva e bata até ficar homogêneo. Sem parar de bater vá acrescentando lentamente a farinha e o fermento. Bata as claras em neves e use uma espátula para incorporar as claras em neve com delicadeza. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e asse por 45 min. no forno pré aquecido a 200°C.

Essa receita foi tirada daqui, onde ela parece com uma sugestão diferente de recheio e cobertura. Vale lembrar que quanto melhor o azeite que você utilizar, melhor ficará o sabor. Se quiser economizar, em vez de comprar um azeite vagabundo vá de óleo de milho mesmo, que por ser mais neutro não vai te fazer correr o risco de ficar com gosto ruim. Aliás esse é um conselho que vale pra tudo: melhor uma cerveja honesta do que um vinho vagabundo!

Creme Légère au Citrón

190 ml de suco de limão
6 gemas
3 ovos
100g de açúcar
60g de manteiga
1 folha de gelatina
1 Lt de creme de leite fresco.

Coloque a gelatina numa vasilha com água para hidratar. Misture as gemas, os ovos, o suco de limão, a manteiga e o açucar e leve ao fogo no banho maria. Vá mexendo até que a mistura engrosse e perca o cheiro de ovo (isso ocorre quando o ovo cozinha). Não funciona fazer direto no fogo, porque a temperatura tem que ser bem amena para o ovo ir cozinhando lentamente, ou você vai acabar com um creme todo talhado. Quando estiver pronto, tire do fogo e adicione a gelatina hidratada (sem a água), e vá mexendo até ficar morno. Enquanto isso bata o creme de leite em ponto de chantilly e misture com o creme de limão. Se o creme ainda estiver muito quente ele vai desfazer o chantilly e você vai perder a textura aerada que queremos nesse creme, então não pule o passo anterior. Essa receita é enoooorme, então para rechear um bolo metade já vai ser mais que suficiente.

Montagem


Cortamos o bolo em quadradinhos, tiramos uma tampinha do fundo,

cavamos

e recheamos com o creme, que também serviu de cobertura.

Finalizamos com zests de limão para decorar.

5 Respostas to “Bolo de limão com Darjeeling SFTGFOP 1 Risheehat Second Flush”

  1. Que bolinhos mais apetitosos e liiindos! Com esse chá… na medida!
    Bj
    Dani

  2. Estela Maris Says:

    fiquei curiosa com a receita, vou fazê-la assim que ficar de férias! adoro cafés, chás e quitutes pra acompanhar!
    gostei do blog, vou seguir =)
    beijos

  3. eu adorei a receita

  4. vou fazer dumigo.beigos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: