Manual de Charutos- Formatos e Dimensões

Por José De Mauro Filho

Este texto é sobre charutos, portanto se você não tem 18 anos, por favor, deixe de ler. É proibido por lei.
Sei que o fumo causa problemas de saúde. Fumar charuto é uma decisão pessoal minha e leva em conta os riscos advindos dessa decisão. Milhares de pessoas morrem no trânsito, mas não se proíbem os carros.

Como escrevi, no post de estréia, os charutos dividem-se em dois grupos principais quanto ao formato: os cilíndricos, também chamados “parejos” ou retos e os figurados. A estes dois grupos une-se um charuto único, o culebra, que embora não seja um figurado acaba sendo enquadrado junto neste grupo.
Os charutos cilíndricos têm, como indica o nome, formato de um cilindro com os lados paralelos e a grosso modo mantém o mesmo diâmetro por todo o comprimento.
Já os charutos figurados têm formato abaulado, sendo sempre afilado junto a cabeça e tendo o pé mais aberto ou também afilado, chegando em alguns formatos a ser praticamente fechado nas duas extremidades.
Os Culebras são a junção de 3 charutos cilíndricos longos e finos, torcidos, amarrados e amadurecidos juntos, mantendo a forma retorcida daí por diante. Para ser fumado deve-se desamarrar, separar e fumar cada parte em separado. Pelo exótico de suas características costuma-se juntar os Culebras aos figurados.
Um charuto tem duas medidas principais, a bitola ou cepo, ou seja, seu diâmetro e o comprimento, também chamado de longo ou longitude. No caso dos figurados a bitola é sempre medida no maior diâmetro do charuto.
Apesar de todas as lendas e das histórias maravilhosas quanto à precisão dos enroladores de charutos, todos eles apresentam alguma variação em suas dimensões. Os charutos Premium, feitos totalmente a mão, podem apresentar variações bastante significativas. Além disso, as fabricas atribuem nomes e dimensões mais ou menos aleatórias aos seus produtos e, não é difícil achar um charuto de um tamanho batizado com o nome de outro e as vezes até de outro formato. Por isso não leve muito a sério as dimensões indicadas para um determinado charuto, elas são referência nem sempre seguida.
Quanto às dimensões os charutos utilizam como base a Polegada, medida de origem inglesa que corresponde a 25,4mm no sistema métrico. Por se tratar de um mundo de grande apelo tradicional até hoje encontramos essas medidas junto às do sistema métrico. A medida tradicional é informada em X/64 de polegada, pois é um antigo costume dividir essa medida em frações. Cada 1/64 de polegada (1/64”) equivale a cerca de 0,397 milímetros aproximadamente.
Para facilidade dos leitores publico cópia da tabela de tamanhos do Vitolario de Habanos- 2009. Note que existem dimensões diferentes em milímetros equivalentes a mesma dimensão em polegadas.

Se quiser ler textos do Mauro sobre outros assuntos, visite: Charutos, viagens e todo o resto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: