Don Alejandro Robaina

Por José De Mauro Filho

Este texto é sobre charutos, portanto se você não tem 18 anos, por favor, deixe de ler. É proibido por lei.
Sei que o fumo causa problemas de saúde. Fumar charuto é uma decisão pessoal minha e leva em conta os riscos advindos dessa decisão. Milhares de pessoas morrem no trânsito, mas não se proíbem os carros. Lembrando que em caso de dúvida os manuais estão na barra lateral.

Existem coisas que não podemos discutir. Quando falamos de vinhos temos que falar da França, de cerveja, falamos da Alemanha, futebol e cachaça, do Brasil é claro nos charutos a referencia é Cuba. Não se questiona se são melhores ou piores, mas aceitamos que são importantes e não podem ser esquecidos.
Para cada um desses assuntos existem também personagens obrigatórios, fazem parte do assunto e sem eles alguma coisa falta. No caso dos charutos um desses personagens é Don Alejandro Robaina, vegueiro cubano que cultivou as melhores folhas de capa para charutos, sem ele os Cohibas Esplendidos não seriam o que são, não existiria o Monterey Doble Corona, o único lavrador a ter, ainda em vida, seu nome em uma marca de charutos cubanos, os Veja Robaina, honra por si só suficiente para provar sua importância.
As Vegas Robaina, vega é o nome dado em Cuba para a propriedade onde se cultiva tabaco e vegueiro o agricultor que nela trabalha, denominada de La Piña tem extensão de 16 hectares e pertence a Família Robaina desde 1845, na época a ilha ainda estava sob domínio da Espanha. Mesmo com a tomada do poder da ilha pelos guerrilheiros de Fidel elas foram respeitadas e continuaram a pertencer aos Robaina.
Don Alejandro faleceu, de câncer fumando cerca de 5 charutos por dia, em 17 de abril último, sendo enterrado na propriedade onde durante toda a sua vida cultivou o melhor fumo para capa de Cuba.
Sentiremos sua falta e fumarei um Veja Robaina Único em sua homenagem.

Se quiser ler textos do Mauro sobre outros assuntos, visite: Charutos, viagens e todo o resto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: