Dimensões dos charutos figurados

Por José De Mauro Filho

Este texto é sobre charutos portanto se você não tem 18 anos, por favor, deixe de ler. É proibido por lei.
Sei que o fumo causa problemas de saúde. Fumar charuto é uma decisão pessoal minha e leva em conta os riscos advindos dessa decisão. Milhares de pessoas morrem no trânsito mas, não se proíbem os carros.

Estes são formatos difíceis de enrolar e exigem por isso profissionais mais experientes para obter-se um bom resultado. Ao mesmo tempo sua dificuldade diminue muito a falsificação: porque iria um falsificador gastar horas a mais para enrolar um Pirâmide se pode produzir alguns Robustos nesse mesmo tempo sem o risco do formato mais difícil?
Os formatos aqui indicados foram compilados da pesquisa de diversas fontes, incluindo livros e sites, além das lojas a que tenho acesso. Espero que contenham a maior parte dos formatos comercializados no momento. Como no caso dos formatos cilíndricos informo as dimensões máxima e mínima encontradas nas fontes consultadas, listando os formatos em ordem alfabética. Aqui também não incluo aqui as “Vitolas de galera” os nomes dados pelos cubanos dentro das fabricas a cada conjunto de formato/ comprimento/ diâmetro que produzem.
Os diâmetros são indicados pelo sistema de X/64”, ou seja, o número de sessenta e quatro avos de polegada. O comprimento foi indicado em polegadas e suas frações.
Na foto, o menor figurado é um Davidoff Zino Platinum Chubby e o maior um Cuaba Diadema e a direita a caixa com pirâmides cubanos.
Entre os culebras temos dois Davidoff já separados, o cubano Partagas e os Davidoff Special C, sendo que o da direita da foto não é mais produzido, tendo sido substituído pelo charuto a seu lado.

Se quiser ler textos do Mauro sobre outros assuntos, visite: Charutos, viagens e todo o resto.

3 Respostas to “Dimensões dos charutos figurados”

  1. Visitem meu blog onde falo sobre outros assuntos, inclusive ligados aos charutos:
    http://charutosviagensetodooresto.wordpress.com/

  2. Oi Leonora, só para lembrar, meu blog atual é o RETROGOSTO aqui no WordPress.

    • Não esqueci, só que tinha acabado de colocar todos os links pro seu blog anterior e vc já mudou… rs.. Só um pouquinho de paciência que eu já arrumo tudo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: