Uber broa de fubá com Lapsang Souchon

Continuando com o nosso chá da tarde, vem a minha combinação preferida, mas que não é para os fracos: um chá deliciosamente defumado, acompanhado de uma broa macia com um casquinha crocante e aquela manteiguinha demi-derretida finalizando.

A maravilhosidade começa pelo chá, que é totalmente exótico, com muita cremosidade e notas defumadas intensas e surpreendentes. E a broa é linda, foge da tradicional broa adocicada e mais durinha de padaria, é salgadinha e queijosa (preciso confessar que extrapolamos em muito a quantidade de queijo sugerida pela receita). O único porém é que nossa massa estava bem mole, numa textura que a tornava impossível de ser moldada, por isso acabaram com essa aparência super rústica. Talvez se tentássemos utilizar uma técnica como a usada na ciabatta conseguiriamos uma apresentação mais delicada… Porque eu não sacrificaria a maciez dela na busca de uma massa mais trabalhável.
Aconselho a substituir o queijo ralado genérico por um bom parmesão (nossa escolha) ou outro queijo duro de qualidade, porque isso faz toda a diferença no sabor.
Só posso dizer pra vocês que mesmo entre tantas delícias repetí a broa umas 3 vezes, acabando com toda a manteiga da casa da Hanny no processo…

Broa de Fubá

Farinha de Trigo- 500g
Água gelada- 250g
Fermento biológico- 40g
Sal- 10g
Açucar- 75g
Margarina- 25g
Leite em pó- 20g
Ovos inteiros- 50g
Erva Doce- 3g
Fubá- 150g
Queijo Ralado- 10g

Misturar todos os ingredientes e formar uma massa um pouco seca. Adicionar o fermento e misturar em baixa velocidade, até obter uma massa bem macia. Descansar a massa durante 20 minutos. Dividir em 15 partes de 70g e modelar, passar a massa o óleo, depois no fubá e colocar na asadeira untada. Deixar fermentar de 60 a 90 minutos. Assar a 200g por 18 minutos.

Outras harmonizações do chá da tarde:
Pseudo-cupcake de maracujá e Ceylon Pekoe UVA Highlands Highgrown
Bolo de limão com Darjeeling SFTGFOP 1 Risheehat Second Flush

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: