O mais maravilhoso e inacreditável mousse de chocolate

Quando me disseram que era possível fazer uma mousse de chocolate incrível em menos de 15 minutos, sujando apenas uma panela, um bowl e um fouet, e sem precisar de nada a não ser chocolate eu não acreditei. Quando eu lí a receita e ví que mandava misturar água no chocolate então… a primeira coisa que todo mundo aprende em qualquer aula sobre técnicas com chocolate é que a água é inimiga mortal, e transformará seu lindo e aveludado chocolate derretido numa massa escura e empelotada. Por isso obviamente eu precisei testar essa receita, e ela é tão simples, tão rápida e o resultado é tão magnifico, que apesar de ter visto com meus próprios eu ainda não sei se acredito.
A receita é de Hervé This, que ficou famoso por esmiuçar os processos físicos e químicos que transformam ingredientes comuns em maravilhosa gastronomia, e como era de se esperar sua receita utiliza este conhecimento profundo para estabelecer um processo simples e infalível, e com ótimo “custo benefício”*. Sabe aquelas receitas que parecem mágica? É isso. Ah, o nome dado por Monsieur This à receita foi chantilly de chocolate, e quem conhece a técnica vai ver que é realmente bem parecida com a do creme de chantilly.

Chantilly de Chocolate- de Hervé This & Heston Blumenthal

– 265 gramas de chocolate meio amargo
– 240 ml de água
– 4 colheres de sopa de açucar (opcional- eu não usei)

Antes de tudo preciso dizer que nessa receita o chocolate é tudo (literalmente) por isso este é definitivamente o momento de utilizar o melhor a que você tenha acesso. A receita original pedia um com 70% de cacau, eu fiz com um 50% que foi o melhor que achei no super perto de casa. Se você achar este tipo de chocolate meio amargo acrescente as 4 colheres de açucar. Outra observação importante é que parte da água (ou toda a água) pode ser substituída por algum licor, outra bebida alcoólica, infusão, etc, desde que seja mantida a proporção de líquido. No caso eu usei 2/3 de água e 1/3 de St. Germain.
Com seu chocolate maravilhoso a postos? Então siga estes 5 passos:
1- Pique o chocolate.
Chocolate picado com água na panela.
2- Coloque um bowl grande encaixado em um outro um pouco menor cheio de gelo e água. É importante que o fundo do bowl maior esteja encostando na água gelada.
3- Derreta o chocolate e água (e os outros ingredientes se estiver usando) em uma panela em fogo baixo.

4- Verta o chocolate derretido dentro do bowl resfriado e bata com um fouet ou com uma batedeira de mão até engrossar. Só tome cuidado para não bater demais ou seu mousse vai encaroçar. Se isso acontecer volte o chocolate para a panela e comece tudo de novo. O ponto que você está procurando é o de chantily mole.

5- Sirva em um pote maior ou quatro potinhos pequenos.

Pode ser servido na hora ou guardado na geladeira. O frio deixa ele um pouquinho mais consistente, mas por ser puro chocolate a mousse literalmente derrete na boca… hummmmmm…

Serví com frutas para puxar as notas florais e frutadas do St. Germain.

Notem que os cinco passos incluem até o mise en place. Tem como ser mais fácil do que isso? Sim!!
Aqui vai um vídeo de Blumenthal preparando o chantilly de chocolate, com explicações científicas sobre o processo, onde dá pra ver até o ponto correto, para que não reste dúvida.

* nesse caso o ótimo custo benefício se refere a pouco esforço e pouco tempo gasto para resultados impressionantes.

2 Respostas to “O mais maravilhoso e inacreditável mousse de chocolate”

  1. ana beatriz Says:

    posso colocar chantily ou glace no mousse???????????????

  2. Olá Ana Beatriz!
    Para o preparo do mousse não recomendo incluir nada além de alguma bebida para acrescentar sabor, como já menciono no texto, mas acho que um chantilly por cima para servir pode ficar bem gostoso, e ainda dá um contraste para os que não são tão fãs do sabor intenso de chocolate.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: