Moqueca de Caçoa

Neste sábado desci para Santos para conhecer a casa da minha irmã. Desistimos de tentar um bar ou restaurante porque nesses fim de semanas de calor intenso a cidade enche e fica tudo transbordando de gente. Resolvemos passar no mercado de peixe e depois fazer uma moqueca.

No mercado de peixes de Santos, fomos ao Box 3, AKA Box do Santista, onde minha irmã está acostumada a comprar. Além do peixe para moqueca, não resistimos e compramos ainda uma bandeja de casquinhas de siri feitas pelo próprio box, prontas para ir ao forno, e meio quilo de camarão médio. Escrevei sobre eles semana que vem.
A receita é somente a memória das moquecas que meu pai preparava, e pode ser “recheada” com uma infinidade de itens principais: lulas, camarões, peixes diversos (ou tudo isso junto) e inclusive uma interessante versão vegetariana de palmito, que sempre foi muito popular até entre os carnívoros. Só é bom lembrar de usar peixes mais firmes (para que os pedaços não se desfaçam) e saborosos (pois o molho é bastante intenso). Descrevi abaixo as quantidade que utilizamos dessa vez, mas elas podem ser facilmente adaptadas ao paladar de cada um.

Moqueca de caçoa
1 kg de caçoa limpa e sem pele (em pedaços grandes)
5 cebolas médias fatiadas
1 pimentão amarelo grande em tiras
1 pimentão verde grande em tiras
3 tomates em rodelas
1/2 garrafinha de azeite de dendê
1 garrafinha de leite de coco
sal a gosto
cominho em pó a gosto
1 limão
alho
salsinha
cebolinha
coentro
azeite de oliva

O preparo é super simples, quase a prova de erros…Antes de começar a picar os vegetais deixe o peixe de molho com o limão, cominho e sal. É bom deixar tudo picado, até mesmo a salsinha, pois na hora da montagem é tudo muito rápido. Com seu mise en place pronto, coloque uma quantidade generosa de azeite de oliva numa panela grande (tem que comportar todos os ingredientes). Salteie no fogo alto rapidamente (apenas para dourar) a cebola,o alho, o pimentão e o tomate. Ajeite essa camada de vegetais e acomode sobre ela os pedaços de peixe, cobrindo tudo em seguida com os líquidos (azeite e leite de coco). Se o peixe não estiver coberto pelo caldo acrescente um pouco de água ou caldo de peixe. Tempere com um pouco de salsinha, cebolinha e coentro. Logo que esse caldo começar a borbulhar, abaixe o fogo e deixe a panela semi tampada, até que o peixe cozinhe (o que deve levar no máximo uns 15 minutos). Durante esse período não mexa a mistura para não correr o risco de despedaçar o peixe. Se você estiver em dúvida se o peixe já está cozido, uma boa dica é desligar o fogo e deixar a panela repousando mais alguns minutos antes de servir (dessa forma a cocção será concluída somente com o calor do caldo, mais brando). Por fim, prove o caldo e acerte o sal, e finalize a moqueca com uma bela camada de salsinha e coentro picados ou rasgados.

Acompanhamos a moqueca somente com farinha torrada, mas arroz branco também cai muito bem. Não tinha molho de pimenta à mão, por isso completei meu prato com uma boa porção de pimenta malagueta picada. Pessoalmente, eu acrescentaria uma colher de sopa de pimenta vermelha picada na moqueca no inicio do cozimento, mas tenha certeza que todos os comensais estão de acordo antes (o que não foi o caso desta vez). Modéstia a parte, foi uma das melhores moquecas que eu já comi. Claro que 80% do sucesso foi o peixe muitissimo fresco, mas o resto eu atribuo a um conselho antigo do meu pai: não ter medo dos temperos. Afinal, se tirar o azeite de dendê, leite de coco, coentro, cebola… o que sobra?? Fica a dica.

4 Respostas to “Moqueca de Caçoa”

  1. Nenhuma pimenta? E aí, vicio faltando…

  2. Por isso completei com uma boa porção de malagueta picada… não foi ideal, mas quebrou um galho. Na próxima pretendo fazer um molho de pimenta fresca bem apurado para acompanhar…

  3. hummm… foi a melhor visita gastronômica que este humilde lar já recebeu ! sem dúvida foi a melhor que eu comi ! além da companhia maravilhosa … obrigada pela vista e volte sempre!! (ao melhor estilo frase de saco de pão francês) srsrs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: