Umidade e Charutos

Por José De Mauro Filho

Este texto é sobre charutos, portanto se você não tem 18 anos, por favor, deixe de ler. É proibido por lei.
Sei que o fumo causa problemas de saúde. Fumar charuto é uma decisão pessoal minha e leva em conta os riscos advindos dessa decisão. Milhares de pessoas morrem no trânsito, mas não se proíbem os carros.

Seus charutos toleram, com certa tranqüilidade, umidade relativa entre 60% e 80%. Para mantê-los por longos períodos principalmente se pretendemos envelhecer charutos Premium melhor será mante-los na faixa entre 68% e 73%.
Para controlar uma faixa de umidade tão estreita é necessário o uso das adegas umidoras com controles digitais e, se possível, um termo-higrômetro digital aferido. A primeira foto mostra um umidor digital para 50 caixas de charutos, a segunda foto um termo-higrômetro digital de boa precisão. Na terceira foto aparece um umidor digital de pequeno porte, para cerca de 5 caixas de puros.


Charutos ressecados devem ser umedecidos lentamente, expostos a variações bruscas de umidade acabam com a capa trincada dificultando a fumada. Por absorver e perder, umidade em velocidades diferentes na capa e no miolo uma mudança brusca de umidade pode fazer com que o miolo expanda antes da capa causando então as trincas.
Apesar de menos prejudicial do que a baixa umidade no caso de umidade acima do recomendado os charutos tendem a manchar a capa, perdendo parte de sua beleza e pior ainda, mofar. Um charuto coberto por mofo verde precisa ser descartado, seu sabor fica péssimo. Mesmo que limpemos sua superfície seu interior continuará contaminado e não é isso que gostaríamos de fumar. Um lembrete, caso apareça mofo em seu umidor após se livrar dos charutos contaminados limpe escrupulosamente todo o umidor para dificultar que os fungos ataquem outros charutos.
Bem umidificado o charuto costuma ficar coberto por um pó esbranquiçado que nada tem de ruim, é resultado da maturação das folhas em um ambiente adequado e, as vezes com a umidade pouco acima do ideal. Limpe-os um a um com um pincel macio, uso um pincel de barbear para a tarefa, diminua um pouco a umidade e volte a deixar que eles descansem.
Uma maneira de saber se seus charutos estão bem umidificados é apertá-los delicadamente entre o polegar e o indicador, se estiverem macios e elásticos estarão bem umidificados. Quando o higrômetro do umidor não é confiável esta é a melhor maneira de testar as condições de armazenamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: