Moda, fama, ego, dinheiro e confusão…

Em um assunto não relacionado aos principais temas do blog:
Me intriga o fenômeno das web-celebridades. Essa possibilidade de fama parece que deturpou totalmente o foco da imensa maioria dos blogs, criando essa horda de blogueirinhos amantes do jabá e vazios de conteúdo. Isso acontece em todos os tipos de blog, mas sem dúvida os casos mais numerosos e exacerbados são em blogs de moda e beleza. Talvez seja porque a maioria das leitoras deste tipo de conteúdo é muito jovem e portanto facilmente manipulável, ou talvez quem tenha interesse em criar um blog destes temas tenha maior tendência ao egocentrismo… Como não tenho pretensão de realizar um estudo com relevância estatística nunca chegarei a definir o que criou essa situação, mas independente disto o que realmente me intriga é o comportamento da maioria dessas blogueiras, a dualidade e contradição no discurso que elas apresentam.
Cada vez mais essas meninas e mulheres se colocam como protagonistas (dizendo que o blog não é sobre moda ou beleza, é sobre estilo de vida HA); divulgando fotos, informações pessoais e publicando todo o tipo de baboseira sem qualquer critério. No entanto ao menor sinal de crítica elas se desesperam, se sentem ofendidas e escrevem longos textos sobre o quanto se decepcionam com a hostilidade da internet.
A primeira pergunta que eu faço a essas pessoas: Como alguém pode ter sequer a ilusão que é possível ser famosa, ter milhares de leitores, seguidores e em alguns casos até fã-clube (sério isso?) sem nenhum ônus? Não é óbvio que sempre haverá diferentes opiniões (pessoas que te amam, pessoas que te odeiam, pessoas que te acham irrelevante) e que isso vai aparecer na mesma proporção da sua notoriedade?
Outra coisa, será que essas moças já se perguntaram porque empresas e celebridades tem assessoria de imprensa e outros mecanismos para filtrar e direcionar o que é publicado a seu respeito? Quando você está lidando com milhares de pessoas que não te conhecem pessoalmente uma atitude ou palavra mal colocada tem muito mais peso do que entre amigos. E não se iludam garotas, porque leitores e fãs não são seus amigos. São seus clientes, o meio que irá te permitir ser famosa e ganhar dinheiro com publicidade.
Se não houvessem estratégia e maneiras de atingir esses objetivos não existiriam agências de publicidade e comunicação, por isso não adianta nada adotar essa atitude completamente amadora e depois culpar o mundo cruel pelo resultado desastroso. Faça sua escolha: se você quer ter um blog para se expressar livremente, postar tudo o que quiser e ficar feliz da vida e sem grandes chances de te encherem o saco abandone as parcerias, pare de ficar fazendo acordos de divulgação com outros blogs e sorteios e simplesmente desencane do número de acessos e seguidores. Agora, se o negócio é sério e você decididamente quer ser conhecida por milhões e tirar seu sustento dali faça sua lição de casa; defina seu posicionamento, crie seu conteúdo com critério e seriedade e se convença de uma vez por todas que o dinheiro e notoriedade são a recompensa pelo seu esforço, e não o amor e carinho dos leitores.
Ou pelo menos aceitem a situação e parem com esse mimimi de achar que todo mundo que não te ama te inveja e quer te destruir, porque saber aceitar críticas e até agressões com leveza e humor é de uma elegância imensamente superior a qualquer bolsa Chanel.

2 Respostas to “Moda, fama, ego, dinheiro e confusão…”

  1. Gilberto Wallace Says:

    Consulte o dicionário, quando escrever: pretensão grafe com “s”; não com “ç”, como você escreveu.
    Carpe diem.

    • Olá Gilberto. Reviso todos meus textos, mas às vezes alguma coisa passa. Obrigado por me avisar, já está corrigido!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: